“A Era do Gelo 4″ aposta nos mesmos elementos dos filme anteriores. Se isso garante o sorriso no rostos dos fãs de Sid e companhia, também mostra que a série está estagnada e precisa se renovar.
No primeiro filme de 2002, o trio tinha como missão devolver um bebê humano a sua tribo, o que os levava a uma jornada pré-histórica. Em “A Era do Gelo 2″ (2006), os animais fugiam de uma inundação. Na aventura apresentada em 2009, Sid se perde em um mundo secreto abaixo do gelo e os companheiros partem em seu resgate.
Pois, mais uma vez, o conflito central obriga os personagens a fazer uma viagem. Agora Manny, Sid e Diego ficam presos em um iceberg quando terremotos assolam o local em que todos vivem. Os tremores causarão o fim da Pangeia (continente único) e criarão um mapa-múndi mais parecido com o que conhecemos atualmente. Em terra firme, Ellie e a filha Amora também precisarãom mover suas patas. As mudanças geológicas as obriga a procurar um novo lar.
Outro hábito da franquia é apresentar novos personagens a cada filme. Em 2006, fomos apresentados a Ellie e seus irmãos gambás. Depois foi a vez da doninha Buck, que não participa do novo filme. Dessa vez há os piratas comandados pelo macaco Capitão Entranha. A tigresa Shira faz parte do grupo e serve de par romântico para Diego. Amora agora é uma adolescente e seu melhor amigo é o ouriço Luís, mais um estreante na série. A amalucada avó de Sid também dá as caras em “A Era do Gelo 4″.
No filme, claro, não pode faltar Scrat, o personagem mais conhecido da franquia. Nos dois primeiros episódios, o esquilo pré-histórico só participava de pequenas gags, que normalmente não tinham relação com a história central. Em “A Era do Gelo 3″, surgiu um par romântico e suas aparições ganharam uma linha narrativa mais clara. Agora, o atrapalhado personagem tem uma trama própria bem mais concreta.
Scrat acha um mapa gravado na casca de uma noz que promete levá-lo a um local onde poderá saciar completamente sua fome. Em cada uma de suas aparições, ele surge seguindo o tal mapa, numa jornada própria em direção do paraíso das nozes. Ou seja, uma versão paralela da premissa básica de “viagem” da cinessérie. Aparentemente, não há nada de novo para contar com estes personagens.
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